quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Iniciando a caminhada


Há um velho ditado que diz: quem é filho de peixe, peixinho é.
Isso é uma grande mentira! Talvez para todos os outros filos animais e vegetais seja verdade, mas para o homem não. Pena que haja ainda gente que pense dessa forma achando que o filho de um engenheiro precisa ser engenheiro, ou que a filha de uma grande pianista precisa seguir os passos de sua mãe. Mas a pior de todas é quando alguém diz que filho de pastor é pastorzinho.
Na minha vida me lembro de ter encontrado algumas dessas pessoas. É verdade, sou mais um filho de pastor que virou pastor, mas isso se deu única e exclusivamente pela graça de Deus e por obediência.

Não quero me prender à questão de ser filho de pastor, mas ao fato de que muitos acham que, por você ser filho de pastor, quando vai para o ministério, já sabe tudo. Creio que a minha classe já sai com alguma vantagem por conhecer os meandros da vida familiar de um pastor e até mesmo algumas de suas atividades. Mas uma coisa é o que o seu pai fez ou quem ele é, a outra é o seu ministério.

Tenho cerca de 2 anos e meio de ordenação. Estou numa igreja grande, com quase 900 membros, como pastor adjunto, e aprendi muita coisa nesse período.

Não estranhem se durante a leitura várias vezes evocar memórias do ministério do meu pai, já que, como disse anteriormente, levo uma pequena vantagem nesse sentido.

Uma das coisas que mais me lembro meu pai falando é que, como ministro auxiliar, deveria ser fiel ao meu pastor.
Talvez você vá para o ministério cheio de sonhos (principalmente se não for filho de pastor) e ao se deparar com o ministério auxiliar vai reparar que nem todos os seus sonhos serão realizados. Não porque o pastor principal é ruim ou não foi com a sua cara, mas porque simplesmente você não é o principal. Tenho aprendido algumas coisas no ministério auxiliar e quero compartilhar.

A primeira é um princípio: seja leal, independente do que acontecer. Você precisa estar ao lado do seu pastor haja o que houver. Apesar de você ter sido convidado pela igreja, muitas vezes quem te levou para lá foi o seu pastor. Você precisa formar uma equipe com ele, mesmo se as idéias dele forem diferentes das suas ou ultrapassadas, ou mesmo se ele não tiver idéias, mas a igreja perceberá que vocês fazem uma dupla e passará a confiar em você como já confia no pastor principal, além de perceber que você é humilde e reconhece o seu lugar.

Nunca tente medir forças com o seu pastor, na maioria das vezes você vai perder e se achar que ganhou dividiu a igreja! A sua função não é essa, pelo contrário, é mantê-la unida, até mesmo com aqueles que falam mal do seu pastor para você e que incitam você a “tomar o poder”.

Nunca diga que seu pastor é ultrapassado. Suas experiências podem ser extremamente enriquecedoras para a sua vida e ministério.
Me lembro com carinho das aulas de Ministério Pastoral com o Pr. João Falcão Sobrinho, no STBSB, onde me formei em 2006. As aulas eram praticamente o compartilhar de experiências e mais experiências que esse grande homem de Deus havia tido. Muitos alunos reclamavam que as aulas eram chatas, mas, na maioria das vezes, a sala estava abarrotada e ninguém saia enquanto o velhinho não terminasse. Além dele, outro pastor experiente que me abençoou foi o Pr. Victor Emanuel Valente, da PIB de Copacabana. Sem que ele soubesse, Deus o usou para tratar meu coração com as muitas experiências de vida e ministério que teve e tem.
Ultimamente tenho bebido da sabedoria do meu pastor, Pr. Norton Riker Lages, que tem me abençoado com muitas experiências e profunda sabedoria.
Não se arvore em achar que, por ter feito vários cursos de liderança, não precisa da sabedoria e experiência do seu pastor. E, se ele não tiver, mesmo assim ainda podemos aprender.

Tenho aprendido também que ninguém é perfeito. Meu pai não foi perfeito, eu não o sou nem serei, e ninguém será. Portanto, não crie para você um modelo de pastor perfeito usando o seu, ou não seja pessimista em achar que o seu pastor é o pior do mundo. Creio que Deus nos possibilita passar por experiências para podemos aprender algo que possa abençoar a vida de outros e, por conta disso, a nossa também.

Não dá para você ficar pendurado na vida espiritual do seu pastor. Se ele não tiver uma pior ainda.
Você precisa ter sua própria vida espiritual, suas experiências, suas histórias. Como ainda estou no começo, muitas histórias que conto são referentes ao ministério do meu pai. Mas com o passar do tempo, tenho percebido que já tenho uma ou duas para contar.
Se você não tiver uma vida espiritual sua, em primeiro lugar, como cristão, você vai fracassar. Em segundo lugar, como vai ajudar o seu pastor a alimentar as ovelhas que Deus colocou sob os seus cuidados?

Não almeje tudo o que o seu pastor tem. Provavelmente ele lutou muito para chegar onde está.
Pastor Norton é conhecido em nossa cidade, entre todos os pastores, e até mesmo pelos de outras denominações como um homem honrado, sério, profundo conhecedor da palavra, cuidadoso, excelente pregador, conselheiro e muitas outras qualidades que eu poderia gastar mais algumas linhas escrevendo. Quando olho para a sua reputação sinto uma “santa inveja”, mas entendo que ele levou uma vida inteira de trabalho para conseguir isso. Se que quiser ser parecido com ele terei muito que trabalhar, mas isso me motiva. Perceba que não estou falando que questões materiais, mas sim de quem podemos ser nas mãos de Deus, pois estou certo de que o Pr. Norton é quem é pela graça de Deus e é ele mesmo quem diz isso.
Lute, cuide de suas ovelhas, esteja com elas, esteja ao lado do seu pastor, junte forças com ele e a igreja o reconhecerá.
Honre o seu pastor com palavras e atitudes e a igreja será abençoada e perceberá em você um bom exemplo a ser seguido.

Não posso escrever muito mais porque me falta experiência. Mas o que pude aprender deixo a vocês com o desejo de que sirva de reflexão e encorajamento.
Não posso imaginar melhor inicio de ministério para mim do que sendo um auxiliar e poder aprender com quem sabe a cuidar das ovelhas do meu Senhor.

Pr. Dinê Lóta
Pastor Adjunto da Primeira Igreja Batista de Manaus

Um comentário:

  1. Bem vindo ao mundo dos blogs. Já vou começar pedindo um link pro Cruz em Credo: (www.cruzemcredo.blogspot.com). Gradicido!

    Sobre o texto: nada mais longe da verdade do que falar que filho de pastor, pastorzinho é.

    ResponderExcluir