quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Quando Deus resolve te dar um presente.

Ganhar presentes é muito bom, entretanto a Bíblia diz que dar presentes é melhor (mais bem aventurada coisa é dar do que receber – At 20.35).
O nosso Deus é um doador de presentes de mão cheia, como não poderia deixar de ser, já que ele sempre nos dá exemplo em tudo.
Mas há duas formas de Deus nos dar presentes: a forma da qual gostamos e normalmente a chamamos de “bênção” e uma outra da qual nem sempre gostamos (na maioria das vezes não) a que damos vários nomes: provação, livramento etc. Na verdade, muitos nem reconhecem a segunda forma como uma forma de Deus nos presentear, mas eu considero.
Quero tomar como exemplo um camarada que “sofreu pra cachorro” (como diz meu pai). Não sei como é o sofrimento canino, mas não deve ser bom. Entretando, o personagem que sofreu pra cachorro na bíblia foi Jó.
Ele era rico, tinha uma família boa e grande, e sua saúde também era boa. Em pouco tempo ele perdeu tudo o que tinha de bens materiais, perdeu sua família e perdeu a saúde. Não sei lhe dizer, caro leitor, o que é isso, porque no máximo já perdi um amigo. Entretanto, o sofrimento de Jó se dá em todas as esferas da vida de um ser humano.
Mesmo assim, Deus o estava presenteando!
Bem, em primeiro lugar, Deus o estava presenteando porque Jó tinha uma vida, independente se boa ou ruim. O simples fato da vida já é um presente. Entretanto, Jó receberá muito mais: bens, família, amigos, dignidade…
Engraçado que,muitas vezes não consideramos tudo isso presentes de Deus, mas achamos que os alcançamos pelo nosso trabalho, pelos nossos esforços etc. Na verdade Deus nos permitiu tudo isso porque é misericordioso e gracioso. Nós não merecíamos nada, mas mesmo assim ele nos dá. Deus é muito bom!

Jó entendia essa questão. É por isso que quando Deus permitiu que tudo aquilo que Ele havia dado fosse retirado de Jó, Jó não se abalou em relação a Deus. Ele disse : “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR” – Jó 1.21. Puxa vida! Um cara perde tudo o que tem, família e saúde num pequeno espaço de tempo e diz isso?
Quando você entende a soberania de Deus pelo Seu aspecto você reage como Jó. Deus deu, Deus tomou. Tudo é de Deus! O salmo 24.1 já diz isso! O problema é que nós pessoas achamos que somos donos do mundo, e quando não, usamos a desculpa que somos filhos do dono e podemos fazer o que quizermos e nos apegarmos ao que quizermos e nos apegamos às coisas que Deus nos dá do que a Ele.
Não era o caso de Jó, mas é o caso de muitas pessoas hoje em dia.

Entretanto, Deus quiz dar a Jó um grande presente. Você deve estar pensando nos bens em dobro, na família duas vezes maior que ele teve depois ou sei lá mais o quê (se é que há mais). Esse é o coração do homem do séc. 21 – só pensa em dinheiro e nele.
Deus presenteou Jó com um encontro pessoal com Ele! Fantástico! Isso pode ser visto no início do último capítulo de Jó: 42.5. Jó conhecia o Senhor de ouvir falar, como muitos hoje em dia, mas depois dessa experiência dolorosa, porém divina, Jó passou a conhecer a Deus face a face, de experiência própria. Não há dinheiro no mundo que pague isso! É desse tipo de encontro que muitos estão precisando e é desse mesmo tidpo de encontro que a maioria foge! É esse tipo de presente que abençoa, mas não é esse tipo de presente que as pessoas querem de Deus. Elas querem só as “bênçãos”, mas não querem conhecer a fonte da bênção.

Eu recebi um presente desses na noite anterior ao dia do meu aniversário este ano.
Alguns amigos, liderados pela minha amável e linda esposa, resolveram fazer um churrasco para comemorar meus 31 anos. Haviamos chegado à casa de uma de nossas amigas onde aconteceria a festinha. Menos de 5 minutos depois de chegar, Deus nos mandou o “Seu presente”: quatro assaltantes invadiram a casa armados, nos renderam, levaram celulares, laptops e televisões da casa e nos deixaram trancados num dos cômodos.
À primeira vista poucos conseguem ver isso como um presente de Deus, mas, pela graça de Deus, Ele me fez enchergar que sim.
Parece ironia que Deus tenha feito isso na véspera do meu aniversário, mas eu entendi que, com o livramento que Ele nos deu, estávamos dando real sentido à comemoração, já que a vida é o meior presente que Deus pode dar a qualquer pessoa.
Conhecer Deus pela sua soberania, é um privilégio para todos quantos estiverem a fim de conhecê-lo mais a fundo. É claro que não há a necessidade de um assalto ou algo parecido, mas Deus, na sua soberania, se usa das mais diversas situações para se dar a conhecer.

Portanto, não fique reclamando da vida e das coisas que têm acontecido. Pensei que o assalto fosse a única coisa ruim que pudesse acontecer naquela hora, mas depois disso, já passei por dois constrangimentos tentando comprar dois aparelhos celulares, fiquei três dias tentando resolver problemas com a minha operadora de cartão de crédito, meu carro teve um problema de superaquecimento e eu não sei mais o que vem pela frente. Entretanto, entreguei minha vida e de minha esposa nas mãos de Deus e me propus a aceitar “seus presentes” de coração aberto para poder aprender mais com a Sua soberania.
Se você também tem recebido presentes desse tipo da parte de Deus, aceite-os como presentes e procure ver as coisas da perspectiva de Deus, assim como Jó, e perceba que o maior presente que Deus pode te dar é conhecê-lo profundamente e sar que Ele é Deus, soberano!

Abraços,

Dinê

2 comentários:

  1. Como é bom receber presentes de Deus, obrigada por me fazer refletir sobre os presentes que ele tem me dado.

    Deus lhe abençõe.

    Ju Garcez

    ResponderExcluir
  2. Deus ensina até mesmo através da Lei de Murphy.

    ResponderExcluir