terça-feira, 15 de março de 2011

Pensando alto.

Estou lendo um livro em que o autor debate sobre o pensamento humano dos últimos 30 ou 40 anos.

Isso me fez pensar sobre como a humanidade tem caminhado e me abriu os olhos para algumas percepções que tive.

Até os anos 80 a humanidade pensava que poderia chegar a verdades absolutas por meio da ciência, seja ela qual fosse. Na verdade esse é um pensamento oriundo do séc. 18 e que veio permeando o avanço das ciências humanas até a segunda metade do séc. 20.

Era engraçado ouvir, ler e ver que havia verdades absolutas que haviam sido provadas pela ciência e o homem insistia na busca pela verdade por esse caminho.

Por uma série de motivos, dentro os quais eu destaco como principal a arrogância do homem em se render a Deus, essa forma de pensar nossa foi por água abaixo na entrada dos anos 90 do século passado. Parece que o homem se desencantou por procurar uma verdade absoluta já que a ciência não conseguiu provar o pensamento de que ela, ciência, poderia responder a todas as perguntas.

E nem pensar em “volta atrás” para o pensamento de que Deus explica tudo, pensamento esse que permeou boa parte dos dois milênios após Jesus Cristo.

Bem, já que não daria o braço a torcer, a humanidade foi para o outro extremo: se não podemos provar verdades absolutas pela ciência, é porque elas não existem. Tudo é relativo! Pronto! É tão mais fácil! Pra quê provar as coisas? Quanto trabalho!

Engraçado (se não fosse trágico) é que essa busca pela verdade é intrínseca do ser humano. Apesar dele não crer, foi Deus quem nos fez assim, como sede pela verdade. Infelizmente, muitos não querem reconhecer a única verdade e continuam se distanciando dela.

O ser humano busca se conhecer, saber quem é de maneiras interessantes. Parece uma criança que não quer admitir um erro ou um problema. Parece birra! Digo isso porque a verdade está bem próxima de nós, mas não queremos admitir porque seria dar o braço a torcer. Em vez disso, a humanidade prefere se ferir cada vez mais sem saber quem é ou o que busca. Na verdade, o pensamento que permeia boa parte das mentes humanas é que eles existem para ficarem vagando pela vida (sem saber para onde vão), se entregando a qualquer coisa ou a qualquer pessoa que lhes dê alguma diversão, entretenimento ou que seja interessante.

Não conseguem ver (por conta da distância de Deus) que só Nele a humanidade se achará.

Não dá pra viver no relativismo. Ele destrói tudo, até quem achamos que somos, porque tudo é relativo! Relativo às pessoas que nos cercam, aos momentos “bons” ou “maus” que vivemos (ser bom ou mau é relativo), às circunstâncias, à realidade financeira, cultural, social! Pensando assim nunca saberemos onde chegar. Vamos ficar por aqui mesmo. Parece estar melhor como era antes, pelo menos havia algum indício de “verdade”.

É triste isso! Algumas (muitas) vezes parece não adiantar dizer que a verdade é Jesus Cristo (desabafo).

Ainda bem que (para quem crê em Deus e o reconhece como verdade) não somos nós quem convence qualquer pessoa da verdade. A esses, cabe-lhes falar! E escrever! Foi o que fiz!

Abraços,

Dinê

Nenhum comentário:

Postar um comentário