terça-feira, 3 de agosto de 2010

Confissões de um ex-filho rebelde

O dia dos pais se aproxima.
Ao escrever essa frase me questiono em relação à validade dessa data como de fato sendo o dia dos pais ou como sendo mais uma data festiva religiosa que virou oportunidade de grande comércio.
Dia dos pais é todo o dia. Ninguém que é pai deve ser lembrado apenas por um dia, mas todos os dias.
Lembro-me do meu, ainda vivo, graças a Deus, de quem sinto muitas saudades, assim como minha mãe, grande guerreira!
Recentemente esteve por aqui me visitando. Foram apenas dois dias, mas intensos. Fui às lágrimas em certo momento em que a razão disse à emoção que eram apenas dois dias e que já estavam se findando. A emoção não se conteve com tal verdade e desabou. Minha esposa presenciou tal cena!
Fico pensando que efeitos a figura de meu pai tem sobre mim e por quê.
Lembro-me de que quando era dolescente, no auge da minha rebeldia, muitas vezes sonhava com a maioridade pensando em sumir no mundo e nunca mais aparecer, sabendo que fazendo isso machucaria o coração dos meus pais. Sempre que um deles brigava comigo era o pensamento que minha vinha à mente.
Como a gente amadurece! Hoje, do alto dos meus 31 anos e meio ("grandes coisa", tudo bem, eu sei), vejo as marcas indeléveis deles em mim, resultado das suas influências.
Falava com minha irmã outro dia pelo telefone e ela me disse que ouvira uma das mensagens de Deus à PIB de Manaus por meu intermédio, gravadas e alocadas no site da mesma. Enquanto ouvia, fechava os olhos e, às vezes, pensava ser meu pai a pregar, tal era a semelhança na voz. Outros amigos de São Paulo, certa vez que tive o privilégio de orar em uma igreja lá, conhecendo meu pai, ao me ouvirem, posteriormente me disseram que pareciam estar ouvindo meu pai.
Um filho se assemelha muito a um pai pela influência que esse exerce sobre aquele, principalmente se a influência for positiva, como no meu caso.
Em muitos casos, carregar o nome da família (e em casos como o meu), o do próprio pai, pode ser um grande peso, mas também uma grande honra.
Hoje me pego pensando na grande influência que meu pai exerceu sobre mim e ainda exerce. Na forma de ser, falar, rir, pregar, pensar e tantas outras, tais como torcer pelo Mengão!
Quando crianças, o pai é o super-herói! Quando adolescentes o careta e fora de moda, de quem temos até vergonha! Quando adultos e já amadurecidos o referencial. A diferença entre a fase de infância e maturidade é que na segunda conhecemos já os defeitos do nosso pai e o amamos mesmo assim, principalmente se nos deixou um legado maravilhoso como é o meu caso.
Em parte, meus sonhos de adolescente rebelde se realizaram: moro longe de meus pais e quase não os vejo. Mas não gostaria mais de ser assim. Estar com eles tem sido os melhores momentos da minha vida ultimamente, principalmente na companhia da minha amada esposa.
Hoje, um pouco mais amadurecido, agradeço as tantas vezes que foi preciso me corrigir, me educar, me colocar de castigo (eu não era fácil, né mãe! Ela que o diga!). digo isso, porque vejo o que Deus fez de mim por intermédio e instrumentação dos meus pais, em comparação com a educação que vejo muitas crianças recebendo hoje e olhando para os da mesma geração que eu que não tiveram o privilégio que eu tive. Obrigado Senhor!
Bem, o dia dos pais se aproxima, mas na verdade, todo o dia é dia dos pais, pelo menos, quase todo o dia eu me lembro do meu.
Você é pai? Que marcas você deixou e deixa na vida de seus filhos? Que diferença você fez e faz?
Você é filho? Que marcas seu pai deixou em você? Se boas, você já agradeceu e reconheceu? Se ruins, você já perdoou?
Pai, amo você! Hoje posso ver que Deus te abençoou muito para você ser um pai de verdade, apesar de às vezes ter falhado, mas eu também errei como filho. Você e mamãe são uma grande bênção na minha vida. Agradeço a Deus sua vida, pela sua influência em todos os sentidos e por ainda ser um referencial para mim! Que Deus te abençoe todos os dias, assim como a mamãe, que eu também amo muito e de quem tenho muitas saudades!
Um beijo e abraço bem grandes e saudosos do seu filho,

Dininho

6 comentários:

  1. Pastor Dinê, fiquei muito emocionado com este texto, pois me lembro ainda muito de meu pai, que se foi há quase 20 anos. É claro que aprendemos muitas coisas boas com eles, mas infelizmente alguns exemplos negativos também ficam (torcer pro Flamengo!?). Meu pai também era flamenguista, mas eu soube separar o joio do trigo. Brincadeiras à parte, é muito bom ser filho e melhor ainda ser pai. Um grande abraço. Aderson Costa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dininho... esta forma de se referir a você é muito peculiar. Não me faz lembrar apenas de você, Dinê, mas de tantas pessoas que ouvi te chamar assim. Amigos teus, que amam você como eu. Tenho uma gratidão especial por você, principalmente por tua lealdade. Grande abraço. Calné

    ResponderExcluir
  4. Pr. Diné, não sou sua ovelha,pois quando o senhor chegou na PIB, poucos dias Eu saí com minha família, mas participamos ainda do evangelismo na balsa,foram momentos maravilhosos de comunhão.
    Que benção esse texto maravilhoso, simples e sem alaridos intelectuais.
    É tudo aquilo que vc passa pros outros, amor, simplicidade, o coração de quem teve um paizão cheio de amor, amor de Deus.
    Um abraço,
    Eliseu Silva Lima Jr.
    Ig.Batista Esperança

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão!! Faço minhas as suas palavras! Nossos pais foram um dos melhores presentes que Deus nos deu!
    Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Grande Dininho,

    Lindo texto! Vc é um privilegiado pelo pai que tem. E estou certo de que seu pai deve ser mto grato por vc tb.

    No meu caso, não canso de agradecer pelo avô que tive. Apesar de já ter partido, ele sempre será o meu referencial. Com ele aprendi a valorizar as coisas mais importantes da vida: a fé e a família.

    Um abraço.

    ResponderExcluir