quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caos ou Esperança

É interessante pensarmos sobre o mundo de hoje, nossa sociedade, suas mazelas… eu, pelo menos tento fazer isso… busco verdades… na verdade sou um curioso (minha mulher que o diga). Ao ver a humanidade e os caminhos que tem tomado, em virtude de caminhos que tomou no passado e já prevendo os caminhos que tomará no futuro, percebo o caos instalado, o caos humano. Não sei você, mas eu o percebo claramente. Creio que qualquer um com uma consciência razoável consegue perceber isso. Há um misto de sentimentos em meu coração quando penso sobre isso. Um deles é a insuficiência. Sinto que não posso contra tudo isso. Minha tendência (como acomodado que sou) é ficar quieto onde estou e ver o que vai acontecer, parecido com uma criança amedrontada escondida debaixo dos lençóis em uma noite chuvosa, relampejante e cheia de trovoadas. Fico ali esperando que tudo passe! Levantar para ir ao banheiro… nem pensar!

Por outro lado, o Espírito Santo que habita em mim me indica alternativa, a de sair do calor sufocante dos lençóis (mora na Amazônia) e enfrentar a noite chuvosa e relampejante. Haja encorajamento do Espírito em minha vida!

Porém, ainda há outro sentimento, o da curiosidade. O mesmo Espírito Santo que habita em mim e me encoraja, me envia às escrituras sagradas, que para mim são a Bíblia, por mais que existam outros que discordem disso (paciência!).

Foi nela que matei minha curiosidade para saber a razão desse caos todo. Não precisa ler a Bíblia toda para saber disso (apesar de que, quem a lê toda, fica mais bem informado), basta ir a alguns trechos onde parece que Deus resumiu tudo. Um desses é Romanos, capítulo 1, versículos 16 a 32. Desde já, obrigado por lerem minha humilde análise do texto.

Romanos 1:16-32 16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. 18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

Quando se lê os primeiros versículos, parecem não se encaixar no restante, mas eles estão ali por um motivo justo. O autor, o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, afirma não ter vergonha do evangelho, de enfrentar as dificuldades que enfrentava e que o levariam à morte, porque esse evangelho era (continua sendo e sempre será) a razão dele ter saído do caos da humanidade e vivido uma vida plena, isso porque ele experimentou na sua própria carne a transformação que Deus faz na vida de um ser humano. Precisamos começar com algo positivo e não partir da negação. Aprendi no Direito que nunca se explica algo pelo que não é, mas pelo que é.

Mas, que “raios” aconteceu para que o caos se instaurasse?

Basta ler os versículos seguintes!

Para aqueles que acham que Deus é um ser que fica assistindo o “Big Brother Humano” e não intervém porque não quer se envolver no caos ou não tem poder para isso, dando a entender que as coisas saíram do controle, os versículos provam o contrário. Tudo o que se podia conhecer sobre Deus está diante dos nossos olhos, seus atributos invisíveis, seus poder, sua divindade, tudo. Basta olhar a natureza, as belezas que ela contem e nós próprios, criados à imagem e semelhança dele. Não aprendemos conceitos morais com os animais; os herdamos de Deus!

Mas… como sempre, preferimos adorar os pássaros, o sol, a lua, as estrelas, transformá-los num panteão de deuses, quando na verdade só um Deus os criou. Preferimos a nossa própria construção de raciocínio do que Deus. É mais fácil “encurtar o caminho”. “Dá muito trabalho pensar em Deus e na sua existência” pensam alguns. “É mais fácil construir algo à imagem do que há na natureza ou até mesmo à minha própria natureza, até porque, aplaco mais facilmente a minha consciência dessa dúvida” dizem outros, ou ainda “penso; logo existo; logo sou a razão da minha própria existência; logo seu o meu próprio Deus.” Isso é o que Paulo chama de mudar a verdade de Deus em mentira. Nós humanos temos uma grande tendência em acreditar em mentiras. É mais fácil acreditar numa mentira do que numa verdade. Isso é porque a mentira na maior parte das vezes agrada o nosso ouvido e a verdade nem sempre, ela, muitas vezes, dói. A verdade é que o caos se instaurou quando passamos a adorar a criatura em vez de ao criador.

Deus por sua vez, permitiu que isso acontecesse.

Gosto muito de imaginar os pensamentos de Deus com base do que leio na bíblia, até mesmo para me ajudar a entender as coisas. Imagino Deus vendo esse caos e dizendo: bem, é isso que vocês seres humano querem, que seja isso que vocês vivam, mas vão viver também as conseqüências da sua escolha.

Que conseqüências?! Ah, você não sabia delas. Elas estão descritas nesse texto de romanos. Vamos a elas?

Somos indesculpáveis – versículo 20. Apesar disso temos esperança certa e viva em Jesus, o único que pode mudar esse veredito!

Somos loucos – versículo 22. Quem acredita na sua própria mentira é o quê? Louco!

Vivemos na imundícia – versículo 24. É a conseqüência da conseqüência.

Desonramos o nosso próprio corpo – versículo 24. O texto sagrado está falando do homossexualismo masculino e feminino. É conseqüência do caos. Que fique bem claro que não estou denegrindo a imagem de ninguém. Se alguém se sente assim é fruto de um preconceito que tem consigo mesmo. Apenas estou expondo meu ponto de vista de fé. Se os homossexuais podem defender o deles (e podem mesmo) eu também posso defender o meu. Não somos obrigados a aceitar tudo. Aliás ninguém é. Por isso gosto do meu país, onde ainda há liberdade e direitos iguais e não supremacia de direitos de uma parte em detrimento de outra. A isso chamamos de tirania, ditadura etc. Ponto esclarecido, prossigo!

Disposição mental reprovável – versículo 28

Praticantes de coisas inconvenientes – versículo 28

Nos versículos 29 a 31 temos uma lista: Injustos; Maliciosos; Avarentos; Maldosos; Invejosos; Homicidas; Brigadores; Agimos conscientemente para o mal (dolo); Malignos; Difamadores; Caluniadores; Insolentes; Soberbos; Presunçosos; Inventores de males; Desobedientes aos pais; Insensatos; Pérfidos; Desafetuosos; Sem misericórdia.

Quando leio essas coisas me vem à mente as notícias de jornal, o que leio em internet, o que vejo ao meu redor acontecendo, o escuto no rádio que acontece no Brasil e no mundo.

Em que planeta você vive? Neste? Será que você não percebe que essa é uma grande verdade? Não viva alienado, por mais que seja tentador frente a todas essas questões!

Mas o pior vem no versículo 32.

Puxa, se fizéssemos tudo isso sem saber da conseqüência maior disso tudo, ainda assim seria aceitável, ou melhor, usando o vocabulário do texto, desculpáveis, mas nos tornamos indesculpáveis porque sabemos a conseqüência maior disso tudo: a possibilidade de morte! Apesar de sabermos a verdade, da conseqüência da mentira, ainda optamos por isso. É a mesma coisa que optar pela morte diretamente. A humanidade se tornou suicida! E para piorar ainda o que já era horrível, aprovamos quem faz a mesma coisa. Se você não acredita em mim, acredite pelo menos na Bíblia. Leia o versículo 32 do texto sobre o qual estamos refletindo.

O caos está instalado e não é de hoje, vem de muito tempo!

Calma! Não pense que não há esperança! Há sim! É Jesus!

Leia alguns capítulos mais à frente em Romanos, capítulo 8, versículos 1 a 2.

Romanos 8:1-2 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

E aí? Qual a sua escolha? Caos ou Esperança?

Boa reflexão!

Senhor, ilumina a reflexão de cada um!

Abraços,

Dinê

2 comentários:

  1. É verdade precisamos servir a um só Deus, que nos deu Cristo Jesus para nos salvar!
    Que atitude de amor e misericórdia há no mundo tão representativa como esta? Nenhuma! Prefiramos a esperança que é viva no coração de todo aquele que crê em Jesus! Façamos a diferença, hajamos com intrepidez e busquemos intimidade com o PAI para nos integrar ao seu agir ao nosso redor. Levemos a verdade a tantos que precisam, pois o sangue de Jesus tem poder! Amém!

    ResponderExcluir
  2. O homem tende ao Caos, apesar de ser a semelhança do Todo poderoso Deus, que fazer se nossa essência é corruptível? Como vc Dinê costuma por diversas vezes me mostrar, ler para mim um versículo, que eu nunca lembro as referencias, onde Paulo, creio eu que seja ele, fala que - faz oque não quer, o que não é lícito, e o que ele deseja fazer isto não o faz.

    Diante desta perspectiva, do homem pecador, e da dura realidade, de que poucas pessoas pensam, que a maioria prefere se abster de pensar, ou nem mesmo isso pois, escolher não pensar já é pensar.

    Na verdade diante do panorama do nosso mundo, do homem hoje. Me surpreenderia que não vivessemos no caos.

    Sinceramente duvido que venhamos a sair desta situação, pois não depende de Deus, mas do homem, acho que aqui cabe o livre arbítrio. Espero poder compreender Deus, espero que quando eu estiver com ele as minhas práticas refletirem o querer de deus eu possa ter uma idéia mínima do que ele sente. Pois eu por mim, como punição apenas permitiria que a sociedade se afundasse ainda mais nos seus pecados.

    André Silva.

    Pode haver erros no texto. Desconsidere por favor, devido pouco tempo para reler o texto e fazer correções. Abraços.

    ResponderExcluir