quarta-feira, 16 de março de 2011

Pensando alto 2: o retorno.

Continuo lendo o mesmo autor que me iluminou a escrever o texto “Pensando alto”

Penso na sociedade de hoje à luz do texto supracitado. Percebo que a sociedade hodierna tem buscado cada vez mais fugas para os seus problemas em vez de enfrentá-los. Já há muito tempo vinha me perguntado por quê. Creio ter chegado a uma conclusão, à luz também do que escrevi ontem e do que tenho lido.

O pensamento da sociedade de hoje gira em torno de uma flexibilidade da “verdade” que precisam ser mantida para que esse pensamento permaneça.

As pessoas criam as suas próprias verdades ou escolhem em que verdades vão crer. Estamos cheios de pessoas assim dentro das igrejas, sejam evangélicas ou não (até por que muitas nem são evangélicas mesmo!).

É muito fácil crer no que se quiser crer, entretanto muitas vezes isso não representará a realidade. Quando a pessoa passa a viver de “verdades inventadas” está dando um passo grande para a sua destruição.

A nossa sociedade tem criado um mundo imaginário, virtual, para se esconder da realidade. Quem faz uso desse artifício se torna uma pessoa muito frágil emocionalmente além de desenvolver outros problemas pessoais e sociais. Tende a ter baixa resistência à frustração e entra na “deprê” com muita facilidade. Que o digam os psicólogos sérios! Os seus consultórios estão cheios de pessoas que vivem em mundos virtuais, simplesmente porque não querem enfrentar a realidade, ou até mesmo, porque não foram ensinadas a fazer isso.

Se você ainda não sabe do que estou falando, dou um exemplo: o BBB. É a criação de um mundo virtual, que não existe (onde já se viu uma pessoa ficar sem fazer nada, só fofocando, criando intrigas, participando de festas, sem trabalhar, sem produzir nada de aproveitável). Num país de 200 milhões de brasileiros, apenas 12 ou 14 (não seu quantos são) participam desse negócio. Os que estão de fora sonham para estarem dentro, pois pensam ser lá o paraíso. É assim porque a pessoa pensa em função da fuga da sua realidade.

A vida não é fácil. A maioria esmagadora pode dizer isso. Entretanto, não adianta fugir da realidade, por isso, a forma de pensar da humanidade está errada. Não podemos criar as nossas verdades.

As verdades absolutas nos obrigam a encarar os fatos e optar por firmá-las ou negá-las. Esse tipo de clareza simplesmente não desempenha um bom papel numa cultura como a de hoje. Vivendo no mundo de faz de conta a pessoa nunca vai crescer como ser humano, sendo sempre frágil, mole, massa de manobra, sem opinião própria. Quando você encara a realidade, sabendo que há certo e errado (consulte a Bíblia para saber o que certo ou errado) força a pessoa a encarar seus medos e erros muitas vezes vencendo-os e se tornando uma pessoa, vamos dizer, evoluída. É bem verdade que muitas vezes erramos nas tentativas, mas esse processo de tentar–errar–tentar–acertar é que Deus muitas vezes usa para moldar um correto.

A vida se torna clara, as verdades evidentes, as mentiras também e passa a ser mais fácil viver, simplesmente porque não navegamos mais às escuras, mas temos a luz à nossa frente e em nós para nos guiar – Jesus.

Abraços,

Dinê

2 comentários:

  1. Olá Pr. DINÊ DELGADO LÓTA

    Graça e Paz!

    Preciso enviar algumas informações sobre a possibilidade de uma parceria num trabalho evangelístico e de conscientização sobre o Templo Mórmon e o Mormonismo. Gostaria de saber se tem msn ou seu e-mail.

    Meu e-mail é: prjoaquimdeandrade@hotmail.com ou joaquimcreia@uol.com.br.


    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. DINÊ DELGADO LÓTA

    Graça e Paz!

    Preciso enviar algumas informações sobre a possibilidade de uma parceria num trabalho evangelístico e de conscientização sobre o Templo Mórmon e o Mormonismo. Gostaria de saber se tem msn ou seu e-mail.

    Meu e-mail é: prjoaquimdeandrade@hotmail.com ou joaquimcreia@uol.com.br.


    Um forte abraço!

    ResponderExcluir